Reflexões

Sete dicas para viajar de carro

Por em 3 de junho de 2017

Viajar de carro pode ser bem mais intenso do que uma viagem de avião por exemplo, de carro conseguimos ver mais as paisagens e conhecer outros lugares e caminhos que em outro tipo de viagem nem pensaríamos em conhecer.
Botar o pé na estrada parando a hora que bem entender e fazendo a viagem no seu tempo já é bom, mas imagina se além de viajar você ainda morar dentro do carro. Foi exatamente isso que fizemos durante 100 dias morando e viajando a bordo de uma kombi e posso dizer que foi a melhor coisa que já fiz em minha vida até hoje. Se você quer saber exatamente como foi essa experiência dá uma olhada aqui que conto tudo.

Mas vamos combinar que viajar de carro e morar dentro dele requer algum planejamento, com o tempo você vai ganhando experiência na estrada e aprendendo a viver cada vez melhor. Existem alguns quesitos básicos e necessários para se ter uma ótima trip de carro por esse mundão e por isso resolvemos dar algumas dicas essenciais para sua viagem ser ainda mais especial.

1 – Escolha do carro

Isso é muito relativo porque além de depender muito do seu orçamento para a viagem, você precisa escolher um carro de que goste de verdade e que lhe traga pelo menos um mínimo de conforto. Não adianta de nada escolher um Land Rover se você não vai conseguir dormir dentro dele, uma barraca no teto pode até resolver seu problema mas com o tempo você vai se cansar dela, ainda mais em dias de chuva e frio extremo. A minha dica é que você escolha um carro em que consiga fazer tudo sem sair de dentro dele, um carro onde possa cozinhar, lavar a louça e dormir sem precisar se deslocar.
Não é por nada não, mas a kombi é perfeita pra isso, você consegue montar uma casa dentro dela e fica super aconchegante, além de ser um clássico que faz sucesso por onde passa.

2 – Escolha uma boa companhia para viajar

A não ser que sua ideia seja viajar sozinho e se descobrir estrada a fora, você precisa pensar muito bem em quem vai encarar essa jornada com você. Morar dentro de um carro é bem mais intenso do que dividir o apartamento com alguém por exemplo, a convivência vai ocupar 99% do seu tempo e vocês vão precisar dividir os momentos de extrema alegria como os momentos de frustração e problemas, por isso escolha uma pessoa que você conheça muito bem e que cada um entenda o limite do outro.

3 – Se permita arriscar

Uma viagem de carro é algo totalmente libertador, não seja caxias em seu destino e se permita mudar a rota de vez em quando. Ok ter um roteiro pré definido dos lugares que querem conhecer e as rotas que devem seguir, mas no meio do caminho as coisas podem mudar totalmente e estar aberto para novas aventuras é essencial.
Se permita conhecer o novo e o inesperado, só assim você vai saber realmente o que estrada te proporciona. Não tenha pressa de chegar ao seu destino, uma viagem de carro requer calma para ser contemplada.

4 – Calcule os gastos antes da viagem

Isso é muito importante para não ser pego de surpresa no meio da viagem com a falta de dinheiro, você não vai conseguir calcular exatamente tudo o que vai gastar, mas faça uma média de pelo menos quanto dinheiro você vai precisar para abastecer o carro. É importante saber a média de gasto que você vai ter por semana, mês ou na viagem toda caso ela for curta.
Lembre-se sempre de guardar um extra para emergências, imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado para isso. Viajar de carro é uma caixinha de surpresas, você pode ter que gastar um dinheiro não esperado tanto para pagar suborno aos policias argentinos (saiba mais aqui) ou para pagar o mecânico quando o carro quebrar (saiba mais aqui também).

Money GIF - Find & Share on GIPHY

5 – Faça um checklist

Antes de sair de casa e se aventurar por esse mundão faça um checklist para ter certeza de que não vai esquecer de nada. É obvio que alguma coisa sempre fica para trás, mas o essencial tem que estar com você.  Quando você está viajando de carro a tendência é querer levar a casa toda dentro dele, afinal você vai morar dentro dele né, mas é preciso se controlar ok.
Não esqueça os itens de cozinha, a comida, cobertores, toalhas, seus eletrônicos, carregadores, produtos de higiene pessoal e dependendo do seu carro é interessante levar algumas pecinhas para troca em caso de quebra.

6 – GPS e Mapas

Antes de sair de casa verifique se o seu GPS está funcionando corretamente, para não fazer igual a gente nesse caso aqui!
É legal também ter um mapa das estradas que pretende percorrer, porque existem lugares em que o gps não funciona.

South Park  GIF - Find & Share on GIPHY

7 – Dê caronas

Isso mesmo que você leu, dê caronas, é muito enriquecedor conhecer pessoas que estão viajando por aí. Geralmente pessoas que estão viajando pedindo carona tem histórias de vida incríveis para contar, com certeza você vai aprender alguma coisa com elas.

 

Essas sete dicas é para você viajar mais e melhor, são pequenos conselhos que seguimos em nossa viagem e deu muito certo, são lembretes para você ter uma viagem mais confortável, divertida e significante.
Logo mais vamos escrever outros posts com dicas para viajar de carro, mais técnicas do que essas, como um checklist completo e coisas do tipo.
Fiquem ligados! 

 

TAGS
POSTS RELACIONADOS
A viagem acabou. E agora?

24 de janeiro de 2017

  • Julio Cesar S.

    Olá Daianny Correa, boa tarde.
    Caramba, adorei o seu blog. Não consegui desgrudar da tela do micro até acabar de ler todos os posts sobre a viagem.
    Uau, que fantástico que deve ter sido.
    Eu curti especialmente a parte em que você comentou sobre a San Martins de Los Andes, Villa la Angostura e Bariloche. Minha esposa e eu fizemos uma viagem de bike por ali em Março deste ano (2017).
    Fomos de Sampa até Bariloche, levando as magrelas no avião e no aeroporto mesmo montei as duas guerreiras e companheiras e partimos dali pedalando.
    Foram 720km pedalados e 23 dias de viagem. Foi realmente fantástico e concordo com o que você disse sobre os Argentinos que gostam dos Brasileiros (e vice-versa) e das partes importantes numa viagem, que você mencionou, entre elas, o desapego e que conhecer pessoas e fazer amizades é o ponto alto de qualquer viagem.
    Olha, parabéns pelo blog e você escreve muito, muito bem.
    Repassei os links para minha esposa e amigos bikers.
    Foi delicioso ler tudo.
    Obrigado.
    Coloquei uma fotinho da gente lá no Vale Encantado, que fica entre Villa Llanquin e Villa Traful.
    https://uploads.disquscdn.com/images/a5a6d443a74818e37ab414f4cd0870c48fa714546da3302fed40fb44a5827ba6.jpg

    • Daianny

      Oi Julio, tudo bem?
      Nossa você não sabe como feliz em ler comentários como o seu, me enche de esperança de sempre continuar.
      Que incrível a viagem de bike que você fez com sua esposa, que coragem, parabéns. Adorei a foto, muito linda.
      Que vocês continuem viajando muito por esse mundão, e continuem acompanhando o blog, estamos preparando novidades bem legais.
      Muito obrigada pelo seu relato. 😉

Day & Jefferson
Em algum lugar do mundo

Daianny Lima e Jefferson Bernardino foram acometidos pelo vício da viagem e desde então viajam o mundo em busca de novas descobertas e experiências, sempre contando suas novas aventuras aqui no Tripdelic!

FACEBOOK
Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.
NEWSLETTER
POSTS POR EMAIL

Receba nossos posts por email semanalmente, fique tranquilo não lhe enviaremos spam.