Viagem de Kombi

A magia do Vale Europeu

Por em 25 de março de 2016

Depois de passarmos dois dias em Curitiba – PR aproveitando o clima ameno que fazia na cidade e as belezas que a cidade tem, colocamos a Baunilha na estrada novamente e seguimos para o próximo destino, aproveitando claro, toda a magia do Vale Europeu.

Curitiba é uma cidade encantadora, com lugares lindos para visitar e parques sempre cheios. Uma cidade que provavelmente iremos voltar um dia.

No roteiro planejado a próxima cidade seria Blumenau – SC, mas ainda em Curitiba conversamos com um vendedor de churros e ele acabou nos convencendo a passar por Joinville – SC, segundo ele a cidade tem ótima comida e cerveja.

Joinville fica localizada na região nordeste de Santa Catarina e é o município mais populoso do estado, apesar de não parecer tão grande a cidade é mais populosa que a capital Florianópolis. Pelo pouco que vimos a cidade parece ser bem espalhada e por isso a sensação de nunca estar cheia.

Chegamos em Joinville – SC por volta das 18h00 e fomos a um bar que escolhemos pelas dicas do TripAdvisor, chamado Biegarten, e para nossa sorte chegamos bem na hora do happy hour com petiscos bem mais baratos e chopp em dobro.

Até que o cara do churros em Curitiba tinha razão, a comida e a cerveja eram muito boas. Conseguimos um posto 24 horas bem em frente ao bar e dormimos por ali mesmo. No dia seguinte fomos embora cedo e acabamos não conhecendo a fundo Joinville, seguimos para Blumenau – SC a famosa cidade da Oktoberfest.

Finalmente chegamos ao Vale Europeu, local de paisagens belíssimas e 560 quilômetros de litoral com praias de água super azul. Santa Catarina é formada por uma mistura de povos portugueses, alemães, italianos, afrodescendentes, indígenas, poloneses, austríacos e ucranianos. A história e costume de seus nativos e colonizadores foram preservadas e podemos ver isso na arquitetura, culinária e também nas festas.

Blumenau é dividida pelo Rio Itajaí-Açu e é uma grande metrópole, o turismo na cidade é bem forte e atrai cerca de 600 mil visitantes no mês de outubro quando ocorre a Oktoberfest.

A Vila Germânica foi o primeiro lugar que decidimos ir em Blumenau e acabou virando nossa “casa”, o local é sede da Oktoberfest e tem uma vila super charmosa com lojas de cerveja, chocolate e souvenir. Almoçamos por lá e conversamos com o pessoal sobre dormir no estacionamento que havia bem em frente, todos falaram para gente ficar tranquilo porque a cidade era super segura e ninguém iria mexer com a gente. Sendo assim resolvemos nos instalar por lá, ainda mais sabendo que o wi-fi do restaurante pegava lá fora.

Ainda em Blumenau fomos conhecer o Museu da Cerveja que conta a história e importância da cerveja na região. Ainda demos uma volta na rua XV de Novembro para tirar algumas fotos e andar pela cidade. Nesse meio tempo também passamos no shopping para comprar outro GPS, pois o nosso tinha parado de funcionar (em outro post a Baunilha irá contar a longa história desse GPS).

No dia seguinte resolvemos ir para Pomerode – SC conhecida como Pequena Alemanha, a cidade sempre foi bem turística mas depois de passar no Globo Repórter o número de visitantes dobrou.

Grande parte da população fala um alemão bem próximo do alemão tradicional, isso porque eles vem da região da Pomerânia e a língua local é o pomerano.

Chegamos na cidade em plena Osterfest que é uma grande festa para celebrar a Páscoa, tradição adotada pelos costumes germânicos. A cidade estava toda decorada com símbolos tradicionais, como a Osterbaum (Árvore da Páscoa). A pequena Pomerode encanta pela delicadeza e pelas casas de Eixamel, típica arquitetura germânica.

Os restaurantes com comida típica alemã vivem lotados e é fácil ouvir o idioma por todos os cantos.

Nossa estadia em Blumenau acabou hoje,eu escrevi esse post enquanto esperávamos o pneu da Baunilha ficar pronto. Quando estávamos ainda em Curitiba acabamos furando o pneu em cacos de vidro que estavam em uma curva e não teve como desviar. Arrumamos em Curitiba mesmo, mas o borracheiro fez um serviço bem mais ou menos e acabamos tendo que mandar arrumar novamente. A parte boa disso tudo é que a borracharia de Blumenau tinha wi-fi e eu aproveitei para atualizar o blog e editar algumas fotos.

Saímos para Florianópolis depois do almoço e chegamos no final da tarde, a cidade parece ser incrível e ainda temos muito pra ver por aqui. Vamos ficar no  Natural Hostel,que é de um amigo nosso e nos cedeu gentilmente um espacinho para estacionar a Baunilha.