América do Sul

O norte da Argentina pode te surpreender

Por em 30 de outubro de 2016

Quando falamos em viajar para a Argentina logo pensamos em Buenos Aires, destino turístico muito visitado por nós brasileiros e que fica bem aqui do nosso lado. Hoje vamos falar sobre um destino argentino pouco explorado pelos brasileiros mas que não deixa de ser surpreendente, o norte da Argentina nos reserva paisagens magníficas, muita música boa e uma ótima hospitalidade.

A província de Jujuy abriga os povos com ancestralidade andina, entre eles estão Tilcara, Purmamarca e Humahuaca que ainda preservam seu passado e a arte pré-colombiana. As ruas de terra ainda são presentes em algumas cidades e trazem um clima charmoso para a região, as festas são constantes entre os povos andinos, que são muito conhecidos por sua receptividade.

A região de Jujuy ainda não atrai muitos turistas para o norte da Argentina, ao não ser em época de carnaval e festas populares como a Pachamama, sendo assim a tranquilidade reina nas ruas dos povoados e você pode fazer seu passeio com muita tranquilidade.

Purmamarca

No povoado de Purmamarca as pessoas são atraídas pelo Cerro de Las Siete Colores, um morro com sete tons de cores que encanta pela sua beleza. Sua coloração foi adquirida por seu passado geológico, que inclui sedimentos marinhos, lacustre e fluviais elevados por movimentos tectônicos.

Outra atração super colorida e que mostra muito da cultura do povoado é a feira de artesanato que se forma toda manhã em frente à igreja Santa Rosa de Lima. Tudo isso pode ser observado ao som andino tocado nas ruas e restaurantes da cidade, o que deixa a experiência ainda mais agradável.

morro sete cores na Argentina
feira de artesanato na rua em Purmamarca
cacto na rua em Purmamarca

Humahuaca

A aproximadamente 70 km de distância fica o povoado de Humahuaca, que abriga seus 12.000 habitantes e também é berço da cultura e gastronomia andina do norte da Argentina.
Ao longo da escadaria que leva até o Monumento aos Heróis da Independência você encontra diversas bancas de artesanato local, onde pode encontrar tudo de mais colorido que existe na quebrada. Lá de cima do memorial você consegue uma vista panorâmica da cidade com tons de terra surpreendente.
Para quem gosta de experimentar a gastronomia local, Humahuaca abriga diversos restaurantes ótimos e de preço bem acessível.

estrada na Argentina
montanhas coloridas na Argentina
kombi e montanhas coloridas

Tilcara

Ainda na região da quebrada chegamos à, talvez, cidade mais animada e festiva da província de Jujuy, o povoado de Tilcara encanta por sua hospitalidade e pela música tão presente.
Tilcara fica localizada a mais de 2.465 metros acima do nível do mar e o seu calendário de festividades é bem extenso, conhecidos por seus festivais culturais talvez seja a cidade que mais recebe turistas da região. O povoado virou berço para artistas, músicos e pintores, a música é muito presente na cidade e abriga diversas casas de Peña, música ancestral andina, que fazem as noites na cidade ficarem ainda mais animadas.

lhama comendo capim

Salinas Grandes de Jujuy

Ainda na região de Jujuy é possível visitar as Salinas Grandes de Jujuy, um salar com extensão de 212 km² que é diversão garantida para fotos espetaculares.
Todo esse trajeto da quebrada pode ser feito de carro, aliás é o que indicamos, pois a estrada é linda e revela cores ainda mais intensas em suas montanhas. Os povoados ficam bem próximos um do outro, menos de 100 km para cada um, o ideal é se hospedar em uma das cidade e visitar as outras durante o dia de carro.
Para quem gosta de cultura e agito, Tilcara é uma cidade excelente para se hospedar, possui desde hotéis luxuosos, passando por cabanas, até hostels de baixo custo.

kombi e grupo de pessoas no deserto de sal na Argentina
deserto de sal no norte da argentina

 

 

TAGS
POSTS RELACIONADOS
Dai & Jefferson
Belgrado

Somos nômades digitais, apesar de não gostarmos muito desse termo. A gente trabalha de qualquer lugar que tenha uma internet aceitável e assim vamos conhecendo os mais loucos lugares desse mundão. Somos viciados em café, cerveja e música eletrônica. Compartilhamos nossas histórias e vivências por aqui, sempre tentando inspirar você a também botar o pé na estrada. Ah, pode chamar a gente de Dai e Jefferson.

FACEBOOK
Instagram
  • Tem vídeo novo lá no canal falando sobre alimentação vegetariana e dicas de restaurantes para vegetarianos em Belgrado na Sérvia. ☺️
O link pro vídeo tá na descrição aqui do perfil!
  • Tem vídeo novo no canal!
Corre lá pra pra ver porque que paisagens lindíssimas. Ohrid é considerada a pérola dos Bálcãs! Uma cidadezinha repleta de igrejas e belezas naturais. 😍
  • Istambul é uma mega cidade cheia de tudo e de todos, mas sofremos pra achar um café que dê pra trabalhar tranquilamente.
Para nossa sorte o @cumacukurcuma fica bem pertinho de casa, uns 20 minutos caminhando.
É um café super aconchegante, com área interna e jardim, daqueles lugares bem hipsters e fofos que dá vontade de ficar o dia inteiro. 😍
  • Chegamos em Istambul na quarta-feira dia 26/09 e estamos com tanta coisa acumulada que nem deu tempo de aproveitar a cidade ainda. 
Muitas pessoas que não entendem o que a gente faz e não sabem que é possível ter um trabalho remoto, nos questionam sempre com a mesma frase "as férias estão boas hein", acontece que não estamos de férias.
Ficamos a maior parte do dia enfiados com a cara no computador e geralmente não mostramos essa parte no Instagram né. 🤔
  • Eu sei que tem gente que adorar turistar e que tem isso como esporte preferido. 😅
Mas nós particularmente odiamos ser sempre turistas, sempre nos sentimos julgados pelos locais quando estamos cheios de malas chegando na cidade. 
Por isso sempre escolhemos a baixa temporada quando queremos tirar férias, assim fica tudo mais tranquilo e calmo. 😎
  • Nossas "férias" acabaram, mas essa fotinha aí é do hotel que nós ficamos hospedados em Sarandë na Albânia. 
Lugar incrível, nada de luxuoso mas tudo super aconchegante e confortável. Se procura paz e uma praia particular pra relaxar, esse é o lugar ideal em baixa temporada.
  • Plena, porém com frio.
  • Quando você tem uma praia só sua! 😎

Siga

NEWSLETTER
POSTS POR EMAIL

Receba nossos posts por email semanalmente, fique tranquilo não lhe enviaremos spam.