Viagem de Kombi

Em busca do frio da Serra Gaúcha

Por em 2 de abril de 2016

Gramado, Canela e Bento Gonçalves esse foi nosso roteiro na serra gaúcha em busca de frio, vinho e chocolate. Desde que botamos o pé na estrada estamos em busca do frio, por isso decidimos nosso destino final como Ushuaia, mas de todas as cidades que passamos até agora a única que estava frio de verdade foi Gramado, então aproveitamos para tirar os casacos da sacola e degustar uma boa sequência de fondue acompanhado de um belo vinho.

DSC_0179

Começamos o roteiro por Gramado, a cidade mais linda e charmosa que visitamos por enquanto. Com arquitetura influenciada pela cultura alemã e italiana, as ruas de Gramado são uma atração à parte, a cidade está a uma altitude de 830 metros e o clima é sempre úmido e gelado. As araucárias dão um charme especial na cidade, deixando os bosques e parques ainda mais pitorescos.
DSC_0165

Se você deseja comer e beber muito bem, Gramado é o lugar ideal, aliás o que mais fizemos em Gramado foi comer.

A Baunilha chama a atenção das pessoas, que sempre vem conversar com a gente e saber da nossa história. Já conhecemos muita gente assim, e foi desse mesmo jeito que descobrimos o melhor restaurante para comer a famosa sequência de fondue de Gramado. Paramos a Baunilha em frente a uma loja de bolsas e o dono da loja veio conversar com a gente e dar dicas do que fazer, onde ir e onde comer.

DSC_0177
12928273_958257294294977_5988199806647898710_n

Uma das melhores coisas dessa viagem é conhecer pessoas, a Baunilha nos proporciona isso, já conhecemos tanta gente bacana e isso só nos motiva para seguir em frente e continuar conhecendo cada vez mais. Chegamos em Gramado em plena época de páscoa e a cidade estava toda decorada, em cada canto havia algo mais bonito para se ver e apreciar.

P_20160330_110610_HDR
12321524_960432917410748_720200606360432088_n

Canela fica bem ao lado de Gramado, praticamente juntas, e também é uma cidade muito charmosa, mas em menor escala. A catedral de pedra é o ponto alto da cidade, o centrinho abriga lojas diversas e também merece um passeio a pé, além disso a cidade abriga a Vitivinícola Jolimont que é aberta para visitação guiada e degustação. O passeio é gratuito incluindo a degustação e pode ser feito a qualquer momento até as 17h00, o ponto negativo é que não podemos comprar uma ou duas garrafas de vinho, eles comercializam somente a caixa com seis unidades.

DSC_0193
DSC_0203

O fato de conhecer vinícolas de graça e ainda fazer degustação nos levou até Bento Gonçalves, mais precisamente no Vale dos Vinhedos. A primeira vinícola que passamos já nos desapontou e achamos que o passeio estava perdido. No vale dos vinhedos praticamente todas as vinícolas cobram pela visitação.

Em um lugar com mais de 20 vinícolas, pagar de $10,00 a $40,00 em cada uma não era uma opção viável pra gente.

Passamos pela famosa Miolo e também pela Cave de Pedra e descobrimos que o passeio do vale dos vinhedos era pra pessoas digamos “mais requintadas”.

P_20160330_165516

Para nossa felicidade encontramos uma vinícola pequena chamada Michele Carraro e resolvemos parar pra ver se conseguíamos enfim comprar alguns vinhos bons. Para nossa alegria nos surpreendemos com a forma que fomos atendidos, a própria dona da vinícola nos atendeu e foi super atenciosa, nos fez provar todos os tipos de vinhos e espumantes da casa e ainda deixou claro que não precisávamos levar nada, podíamos ficar ali somente degustando e tendo uma agradável conversa. Ficamos em média uma hora conversando sobre diversos assuntos e degustando todos os vinhos possíveis, a conversa era tão agradável que saímos de lá quase a noite e claro que levamos algumas garrafas de vinho, afinal era tudo muito bom.

DSC_0206

Depois de três cidades fofas e charmosas partimos para metrópole Porto Alegre, cidade grande, trânsito e por um momento achamos que estávamos em São Paulo novamente.

Porto Alegre é uma mega cidade e o grande lago Guaíba reserva todo o charme do local, os parques Farroupilha e Moinho de Vento também agradam ao olhar.

Para nós que estávamos vindo de cidades pequenas chegar em Porto Alegre foi um choque, mas nossa estadia foi curta e já partimos para as últimas cidades ainda no Brasil. Daqui alguns dias cruzaremos a fronteira com a Argentina e novas histórias, novos caminhos e novos encontros surgirão.

TAGS
POSTS RELACIONADOS

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dai & Jefferson
Búzios

Nós viajamos o mundo enquanto trabalhamos. Tentamos fugir um pouco dessa utopia de nômade digital e vida perfeita. Compartilhamos aqui nossa vida nômade descomplicada, a realidade de dois viajantes que são viciados em café, cerveja e música eletrônica.

FACEBOOK
Instagram
Instagram has returned invalid data.

Siga

NEWSLETTER
POSTS POR EMAIL

Receba nossos posts por email semanalmente, fique tranquilo não lhe enviaremos spam.