Viagem de Kombi

Despedida da Argentina em grande estilo

Por em 20 de junho de 2016

Como disse anteriormente formamos uma pequena família composta por um casal de brasileiros, um húngaro, um holandês e um chileno. Depois da aventura de atravessar o Paso Jama que divide Chile e Argentina, seguimos viagem até o pequeno vilarejo de Susques, todos juntos, arrumamos um restaurante aberto e resolvemos jantar por ali. A conversa passeava do português para o inglês, com direito a partes em espanhol e algumas frases em alemão e húngaro.
Depois de muitas risadas acabamos fazendo amizade com a moça do restaurante e os meninos dormiram lá dentro, eu e o Jé paramos a kombi atrás do restaurante e dormimos por ali também.
No dia seguinte seguimos viagem, nossa próxima parada era Purmamarca, a cidade charmosa e encantadora com cultura andina. Seguimos o trajeto compartilhando os gostos musicais e ensinando um para o outro, palavrões na língua materna de cada um, fizemos muitas paradas para fotos e para guardar em registro tudo que estávamos vivendo naquele momento.

Passamos por pistas muito loucas, conhecemos as salinas grandes de Jujuy e perdemos algumas horas fazendo fotos por ali. O passeio por Purmamarca foi leve e divertido e como tudo que é bom chega ao fim, nos despedimos de dois dos integrantes da família naquele momento. O Amsterdã e o Pedro continuariam viagem para Salta, eu, o Jé e o Jacob fomos por outro lado e seguimos para Tilcara, foi triste se despedir dos dois, mas ficamos gratos por conhecermos pessoas tão especiais.

A chegada em Tilcara foi com emoção, quando achamos um posto de gasolina faltava menos de 1 litro para gasolina acabar. Depois de abastecidos fomos dar uma volta de reconhecimento pela cidade e passamos no posto de informações turísticas para saber o que poderíamos fazer na cidade.
A essa altura da viagem eu já estava cansada e com dores nas costas de dormir dentro da Baunilha, acabei convencendo o Jefferson a alugar um quarto num hostel que achamos bem barato e deixamos o Jacob dormindo dentro da Baunilha.

Tilcara é conhecida por suas casas de Peña, uma música ancestral e tradicional andina, para nossa sorte nosso hostel ficava bem ao lado da Peña de Chuspita, a casa mais famosa de peña da região. Resolvemos entrar para ver do que se tratava e ficamos surpresos com tamanha alegria e hospitalidade que pairava no ar.
As casas de peña são conhecidas pelos músicos que além de tocar instrumentos ancestrais também fazem piadas e brincam com todos da plateia. Para nossa surpresa os donos da casa falavam português, tinham um filho brasileiro e já haviam morado em Campinas – SP por um tempo.

Não preciso nem dizer que a peña nos conquistou né? Partimos no dia seguinte com destino marcado em Humahuaca, lá deixamos o Jacob que atravessaria para Bolívia.
Demos um rolê pela cidade, compramos alguns souveniers, comemos coisas estranhas na feira de rua, vimos montanhas coloridas e decidimos seguir viagem para San Salvador de Jujuy, depois de lá iríamos embora de vez para o Brasil.

Quando chegamos a San Salvador de Jujuy percebemos que não tinha nada para fazer na cidade e bateu aquela bad de final de viagem chegando, queríamos aproveitar uma única vez mais, queríamos uma despedida digna da nossa querida Argentina e foi assim que decidimos voltar para Tilcara e dormir mais uma noite por lá.
O resultado disso tudo foi, mais uma noite na peña de chuspita, muito vinho e uma ressaca absurda no dia seguinte.

giphyhangover

Fechamos com chave de ouro, fazendo o que sabemos de melhor, beber e se divertir, quase não achamos o caminho de volta pra Baunilha, mas deu tudo certo no final.
Agora vamos embora de verdade, daqui pra frente é só parar para dormir e comer, próximo destino turístico é Foz do Iguaçu. Até mais!