Punta Arenas – a zona franca do Chile
Ouvimos muito falar dos baixos preços na zona franca que existe no Chile na cidade de Punta Arenas e resolvemos desviar 200 km do nosso caminho para o fim do mundo e passar em Punta Arenas antes de chegar à Ushuaia.
O fato é que para nós Brasileiros que temos quase tudo com fácil acesso, seja em lojas ou pela internet, a zona franca de Punta Arenas não é muito vantajosa.
Quando saímos do Brasil nos preparamos para o frio carregando a Baunilha de cobertores e saco de dormir, com o passar da viagem fomos descendo o sul do Brasil achando que já começaria o frio, mas para nossa surpresa cidades como Blumenau e Pomerode estavam um calor infernal. Desencanamos e começamos a achar que estávamos exagerando na quantidade de coisas para o frio, achamos até que nem íamos usar os sacos de dormir.
Quando chegamos na cidade de Azul na Argentina nos deparamos com uma névoa que cobria a cidade toda, dormimos em um posto de gasolina e acordamos no meio da madrugada morrendo de frio. Quando levantamos de manhã e saímos de dentro da Baunilha não dava pra ver nada em volta de tão espessa que estava a neblina, a Baunilha estava com o interior do teto coberto de gotas d’água que ficavam pingando em nossas cabeças, foi nesse momento que nos demos conta de que tudo que levamos para o frio talvez não fosse o suficiente.
No triste episódio da quebra da Baunilha ficamos sabendo da tal zona franca que existe na cidade de Punta Arenas e resolvemos desviar nossa caminho para fazer compras de mais acessórios para o frio.
Saímos de Rio Gallegos na Argentina e fomos em direção a Punta Arenas no Chile que da uma distância de 260 km, deixamos de atravessar o Estreito de Magalhães e descemos direto pelo Chile.
Punta Arenas tem um complexo de zona franca, um centro comercial que foi criado em 1977 , a maioria dos seus visitantes são turistas argentinos que fogem dos autos preços praticados na Argentina.
A Argentina como um todo é bem cara e a parte sul do país é ainda mais cara, com a proximidade e facilidade de chegar até o Chile os argentinos aproveitam os “baixos” preços da zona franca de Punta Arenas para fazer compras. O fato é que para nós Brasileiros esses “baixos” preços de Punta Arenas ainda são bem caros, alguns poucos produtos valiam realmente a pena, como perfumes importados por exemplo. O restante das coisas saem muito caro para nós, produtos eletrônicos são o mesmo preço que no Brasil, bebidas e comida saem bem mais caras e roupas então nem se fala, no Brasil conseguimos tudo bem mais barato.
Para não perder a viagem compramos um par de meias térmicas, toucas e um assento que esquenta o banco, aliás o assento foi a melhor aquisição da viagem. Fomos ao mercado dentro da zona franca para comprarmos uma carne, pra acompanhar o nosso macarrão de todo dia e nos assustamos com os preços, uma bandeja com três bifinhos de carne bovina saía quase R$50,00.
A cidade de Punta Arenas é uma graça e vale a pena a visita, nós íamos passar na cidade na volta do Ushuaia pois é caminho, mas desviamos para passar antes achando que seria tudo muito barato, o resultado foi 200 km e um tanque de gasolina a mais, a frustração por não sair das lojas cheias de sacolas e bons e engraçados registros como vocês puderam ver nas fotos do post.