Reflexões

Confira essas sete dicas práticas para viajar de carro

Por em 3 de junho de 2017

Depois de viagem de kombi descobrimos que viajar de carro pode ser bem mais intenso do que uma viagem de avião por exemplo. De carro conseguimos ver mais paisagens e conhecer outros lugares e caminhos que em outro tipo de viagem nem pensaríamos em conhecer.
Botar o pé na estrada parando a hora que bem entender e fazendo a viagem no seu tempo já é bom, mas imagina se além de viajar você ainda morar dentro do carro. Foi exatamente isso que fizemos durante 100 dias morando e viajando a bordo de uma kombi. Hoje posso dizer que foi a melhor coisa que já fiz em minha vida. Se você quer saber exatamente como foi essa experiência dá uma olhada aqui que conto tudo.

Mas vamos combinar que viajar de carro e morar dentro dele requer algum planejamento. Com o tempo você vai ganhando experiência na estrada e aprendendo a viver cada vez melhor. Existem alguns quesitos básicos e necessários para se ter uma ótima trip de carro por esse mundão, por isso resolvemos dar algumas dicas essenciais para sua viagem ser ainda mais especial.

1 – Escolha do carro

Isso é muito relativo porque além de depender muito do seu orçamento para a viagem, você precisa escolher um carro de que goste de verdade. Lembrando que ele precisa te dar pelo menos um mínimo de conforto. Não adianta de nada escolher um Land Rover se você não vai conseguir dormir dentro dele. Uma barraca no teto pode até resolver seu problema mas com o tempo você vai se cansar dela, ainda mais em dias de chuva e frio extremo. A minha dica é que você escolha um carro em que consiga fazer tudo sem sair de dentro dele, um carro onde possa cozinhar, lavar a louça e dormir sem precisar se deslocar.
Não é por nada não, mas a kombi é perfeita pra isso, você consegue montar uma casa dentro dela e fica super aconchegante, além de ser um clássico que faz sucesso por onde passa.

kombi usada para viajar até o fim do mundo

2 – Escolha uma boa companhia para viajar

A não ser que sua ideia seja viajar sozinho e se descobrir estrada a fora, você precisa pensar muito bem em quem vai encarar essa jornada com você. Morar dentro de um carro é bem mais intenso do que dividir o apartamento com alguém por exemplo. A convivência vai ocupar 99% do seu tempo e vocês vão precisar dividir os momentos de extrema alegria como os momentos de frustração. Por isso escolha uma pessoa que você conheça muito bem e que entenda o limite do outro.

Casal de viajantes com sua kombi

3 – Se permita arriscar

Uma viagem de carro é algo totalmente libertador, não seja caxias em seu destino e se permita mudar a rota de vez em quando. Ok ter um roteiro pré definido dos lugares que querem conhecer e as rotas que devem seguir, mas no meio do caminho as coisas podem mudar totalmente e estar aberto para novas aventuras é essencial.
Se permita conhecer o novo e o inesperado, só assim você vai saber realmente o que estrada te proporciona. Não tenha pressa de chegar ao seu destino, uma viagem de carro requer calma para ser contemplada.

Placa de trânsito na estrada para Tierra del Fuego

4 – Calcule os gastos antes da viagem

Isso é muito importante para não ser pego de surpresa no meio da viagem com a falta de dinheiro. Você não vai conseguir calcular exatamente tudo o que vai gastar, mas faça uma média de pelo menos quanto dinheiro você vai precisar para abastecer o carro. É importante saber a média de gasto que você vai ter por semana, mês ou na viagem toda caso ela for curta.
Lembre-se sempre de guardar um extra para emergências, imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado para isso. Viajar de carro é uma caixinha de surpresas, você pode ter que gastar um dinheiro não esperado, tanto para pagar suborno aos policias argentinos (saiba mais aqui) ou para pagar o mecânico quando o carro quebrar (saiba mais aqui também).

Count Up Kevin Gates GIF - Find & Share on GIPHY

5 – Faça um checklist

Antes de sair de casa e se aventurar por esse mundão faça um checklist para ter certeza de que não vai esquecer nada. É obvio que alguma coisa sempre fica para trás, mas o essencial tem que estar com você.  Quando você está viajando de carro a tendência é querer levar a casa toda dentro dele, afinal você vai morar dentro dele né, mas é preciso se controlar ok.
Não esqueça os itens de cozinha, a comida, cobertores, toalhas, seus eletrônicos, carregadores e produtos de higiene pessoal. Dependendo do seu carro é interessante levar algumas pecinhas para troca em caso de quebra.

6 – GPS e Mapas

Antes de sair de casa verifique se o seu GPS está funcionando corretamente, para não fazer igual a gente nesse caso aqui!
É legal também ter um mapa das estradas que pretende percorrer, porque existem lugares em que o gps não funciona.

Middle Of Nowhere Map GIF by South Park  - Find & Share on GIPHY

7 – Dê caronas

Isso mesmo que você leu, dê caronas, é muito enriquecedor conhecer pessoas que estão viajando por aí. Geralmente pessoas que estão viajando pedindo carona tem histórias de vida incríveis para contar, com certeza você vai aprender alguma coisa com elas.

Essas sete dicas é para você viajar mais e melhor, são pequenos conselhos que seguimos em nossa viagem e deu muito certo. São lembretes para você ter uma viagem mais confortável, divertida e significante.

 

TAGS
POSTS RELACIONADOS
Dai & Jefferson
Belgrado

Somos nômades digitais, apesar de não gostarmos muito desse termo. A gente trabalha de qualquer lugar que tenha uma internet aceitável e assim vamos conhecendo os mais loucos lugares desse mundão. Somos viciados em café, cerveja e música eletrônica. Compartilhamos nossas histórias e vivências por aqui, sempre tentando inspirar você a também botar o pé na estrada. Ah, pode chamar a gente de Dai e Jefferson.

FACEBOOK
Instagram
  • Tem vídeo novo no ar falando de uma das coisas que mais gostamos e que é paixão mundial, sim CAFÉ!
Mostramos os nossos cafés favoritos em Belgrado, daqueles que dá pra montar o escritório e ficar o dia todo. 🤩
Link na descrição do perfil! 😉
  • Estamos morando em Belgrado já faz quase três meses e nossa vontade era de não ir embora daqui. 
Aproveitamos que já estamos nos sentindo em casa e conseguimos organizar as coisas por aqui pra soltar vídeos toda quarta-feira.
Acabamos de subir um vídeo lá falando sobre planejamento, o nosso custo mensal e como decidimos os países que vamos morar.
O link pro vídeo tá lá descrição do perfil. 😎
  • Você já se sentiu tão apaixonada por um lugar a ponto de não querer mais ir embora? Belgrado causou essa paixão instantânea em mim e isso rendeu um texto lindão que tá no blog: www.tripdelic.com vai lá conferir essa história de amor. 😍
  • Sim, Belgrado é cheia de cafés maravilhos, talvez seja por isso que é uma cidade lotada de nômades digitais. 
Esse é o Aviator, um café lindíssimo próximo ao centro de Belgrado. 
A internet não é tão boa pra quem pretende trabalhar, mas a visita vale pena pelo ambiente e decoração. 😉
  • O Kalemegdan visto do outro lado do rio nem parece ser tão grande e cheio de surpresas. O lugar abriga bares, cafés, restaurantes e até balada, além de proporcionar um vista do pôr do sol incrível. É um daqueles lugares amados tanto pelos locais como pelos turistas. 😍
  • O Jefferson ficou uns 20 minutos ensaiando pra tirar essa foto, com medo do cara reclamar ou ficar bravo. Óbvio que deixamos nossa contribuição em dinheiro para ele, mas dias atrás fomos tirar foto de um carro velho na rua e o cara saiu correndo atrás do Jefferson pedindo dinheiro. 😂
  • Aquele bar de drinks que você respeita. Se você gosta de bons drinks e estiver em Belgrado, não esqueça de conhecer o @barcentral011 com opções para todos os gostos, bom mesmo é pedir uma indicação vê ser surpreendido. 😉
#barcentral011
  • Belgrado esconde belezas surpreendentes. Há quem diga que é uma cidade feia e cinzenta, mas se você der uma chance pra ela, vai ver que ela tem muito mais pra te oferecer. Tipo esse pôr do sol incrível visto do alto do forte. 😍

Siga

NEWSLETTER
POSTS POR EMAIL

Receba nossos posts por email semanalmente, fique tranquilo não lhe enviaremos spam.