O norte da Argentina pode te surpreender
Quando falamos em viajar para a Argentina logo pensamos em Buenos Aires, destino turístico muito visitado por nós brasileiros e que fica bem aqui do nosso lado. Hoje vamos falar sobre um destino argentino pouco explorado pelos brasileiros mas que não deixa de ser surpreendente, o norte da Argentina nos reserva paisagens magníficas, muita música boa e uma ótima hospitalidade.
A província de Jujuy abriga os povos com ancestralidade andina, entre eles estão Tilcara, Purmamarca e Humahuaca que ainda preservam seu passado e a arte pré-colombiana. As ruas de terra ainda são presentes em algumas cidades e trazem um clima charmoso para a região, as festas são constantes entre os povos andinos, que são muito conhecidos por sua receptividade.
A região de Jujuy ainda não atrai muitos turistas para o norte da Argentina, ao não ser em época de carnaval e festas populares como a Pachamama, sendo assim a tranquilidade reina nas ruas dos povoados e você pode fazer seu passeio com muita tranquilidade.
Purmamarca
No povoado de Purmamarca as pessoas são atraídas pelo Cerro de Las Siete Colores, um morro com sete tons de cores que encanta pela sua beleza. Sua coloração foi adquirida por seu passado geológico, que inclui sedimentos marinhos, lacustre e fluviais elevados por movimentos tectônicos.
Outra atração super colorida e que mostra muito da cultura do povoado é a feira de artesanato que se forma toda manhã em frente à igreja Santa Rosa de Lima. Tudo isso pode ser observado ao som andino tocado nas ruas e restaurantes da cidade, o que deixa a experiência ainda mais agradável.
Humahuaca
A aproximadamente 70 km de distância fica o povoado de Humahuaca, que abriga seus 12.000 habitantes e também é berço da cultura e gastronomia andina do norte da Argentina.
Ao longo da escadaria que leva até o Monumento aos Heróis da Independência você encontra diversas bancas de artesanato local, onde pode encontrar tudo de mais colorido que existe na quebrada. Lá de cima do memorial você consegue uma vista panorâmica da cidade com tons de terra surpreendente.
Para quem gosta de experimentar a gastronomia local, Humahuaca abriga diversos restaurantes ótimos e de preço bem acessível.
Tilcara
Ainda na região da quebrada chegamos à, talvez, cidade mais animada e festiva da província de Jujuy, o povoado de Tilcara encanta por sua hospitalidade e pela música tão presente.
Tilcara fica localizada a mais de 2.465 metros acima do nível do mar e o seu calendário de festividades é bem extenso, conhecidos por seus festivais culturais talvez seja a cidade que mais recebe turistas da região. O povoado virou berço para artistas, músicos e pintores, a música é muito presente na cidade e abriga diversas casas de Peña, música ancestral andina, que fazem as noites na cidade ficarem ainda mais animadas.
Salinas Grandes de Jujuy
Ainda na região de Jujuy é possível visitar as Salinas Grandes de Jujuy, um salar com extensão de 212 km² que é diversão garantida para fotos espetaculares.
Todo esse trajeto da quebrada pode ser feito de carro, aliás é o que indicamos, pois a estrada é linda e revela cores ainda mais intensas em suas montanhas. Os povoados ficam bem próximos um do outro, menos de 100 km para cada um, o ideal é se hospedar em uma das cidade e visitar as outras durante o dia de carro.
Para quem gosta de cultura e agito, Tilcara é uma cidade excelente para se hospedar, possui desde hotéis luxuosos, passando por cabanas, até hostels de baixo custo.