Viagem de Kombi

A mítica Carretera Austral

Por em 28 de maio de 2016

Depois de três dias parados em Chile Chico (cidade que nos deixou muitas lembranças), finalmente pegamos a balsa para atravessar até a cidade seguinte e dar início ao trajeto tão esperado da Carretera Austral.
Decidimos seguir nosso caminho pela carretera austral pois perguntamos para muitas pessoas sobre o real estado da estrada e todos nos falaram que ela estava totalmente pavimentada, que a paisagem era linda e que podíamos ir tranquilos com a Baunilha.
O fato é que esquecemos ou não demos importância ao que um único cara nos disse ainda em Punta Arenas, a frase foi curta e grossa: ” vocês não vão conseguir subir a carretera austral em uma kombi”.

Logo que atravessamos a balsa paramos na cidade e dormimos na rua mesmo já que a cidade parecia mais um cenário de filme de terror.

O frio estava insuportável e foi bem difícil dormir aquela noite, acordamos cedo, fizemos um café com a companhia de um cachorro gordinho e engraçado, que aliás comeu todo o meu pão e depois seguimos animados rumo a mítica carretera austral.

Logo no início uma mega subida cheia de curvas já me deixou em pânico, eu estava com muito medo da Baunilha não aguentar a subida e quebrar ali no meio do nada. A primeira parte foi tranquila e depois a paisagem ajudou muito para relaxarmos e aproveitar um pouco aquele momento.

A carretera austral tem uma extensão de 1.240 KM e corta todo o sul do Chile, ela é a principal via de transporte terrestre por ali e seu difícil terreno a tornou a obra mais cara e ambiciosa do século XX. Rodeada de rios turbulentos, lagos e em meio aos andes patagônicos, sua construção está sendo feita pelo exército chileno e ainda existem muitos trechos que precisam ser percorridos de balsa. A carretera austral é a única estrada que liga o sul chileno ao resto do país, antes dela a Província de Aysén era isolada de tudo e todos, tendo seu acesso somente por barcos e aviões.

O trajeto todo foi uma aventura a parte, passamos por trechos em que quase atolamos, mas as paisagens valeram cada sufoco, cada lugar um mais lindo que o outro. A carretera austral corta parques nacionais e vale muito o esforço de cruzar essa estrada, é como se você estivesse em outro mundo, isolado de tudo, até as pessoas daquela região são diferentes, não acostumados com turistas e a receptividade não é o forte deles.

Cruzamos a mítica carretera austral desde Puerto Ibáñes e paramos em Coyhaique para abastecermos a despensa, dormimos em um vilarejo chamado Vila Maniguales e seguimos viagem até a fronteira de Futaleufúl onde atravessamos para Argentina novamente e finalmente.
Lembrando que nesse trajeto não tínhamos banheiro disponível, os postos de gasolina por lá não tem banheiro ou não te deixam usar, a polícia também nos negou o uso do banheiro e o jeito foi fazer xixi na rua mesmo.

Apesar de todos os percalços a travessia valeu e muito a pena, paisagens surreais e nossa menina Baunilha se comportou como uma verdadeira guerreira.